Os profissionais de saúde que trabalham em hospitais, vigilância epidemiológica dos 10 municípios cearenses com mais de 100 mil habitantes e das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres/ Sesa) participam, hoje (28) e amanhã (29), da “Oficina Estadual de Preparação para o enfrentamento da Influenza (H1N1)”.
A Secretaria da Saúde do Estado realiza o evento no hotel Mareiro, avenida Beira Mar, 2380, a partir das 14 horas. A intenção é deixar os profissionais mais preparados para diagnosticar e combater a doença, junto com a chegada das vacinas. Os municípios com mais de 100 mil habitantes são: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Quixadá e Sobral.
A oficina começa com uma apresentação sobre a situação da gripe A no Ceará, no Brasil e no mundo. Logo em seguida, às 15 horas do dia 28, o tema em discussão será a “Vigilância laboratorial, coleta de material e biossegurança”. Na parte da tarde, destaque para a palestra “Estratégias de imunização para a Influenza A (H1N1)” .
Neste ano há dois casos confirmados da doença no Estado e há 34 sendo investigados. Desde abril de 2009, quando a gripe A foi declarada uma emergência de saúde pública mundial, foram confirmados três óbitos no Ceará. As mulheres ficaram doentes no final de dezembro de 2009. A confirmação de mortes causadas pelo vírus H1N1 foi no inicio deste ano.