Projeto de Urbanização da Lagoa da Bastiana será implantado pela prefeitura de Iguatu

A Prefeitura de Iguatu , em parceria com o Governo do Estado, vai contruir o parque da Lagoa da Bastiana.

Numa área de aproximadamente 128. 233,81 m2, situado à margem da avenida Marechal Castelo Branco, na cidade de Iguatu região centro-sul do Estado do Ceará, o parque da Lagoa da Bastiana compreende vários equipamentos e vai suprir a deficiência que Iguatu possui de espaços para lazer, ecologia, esportes, cultura, convenções, feiras, encontros, seminários, eventos diversos, bem como shows, festivais que concentrem grande quantidade de pessoas.

De acordo com o prefeito Agenor Neto toda essa intervenção urbana envolve um contexto de incrementos para dar viabilidade ao empreendimento, como abertura de vias, onde a principal artéria será a nova avenida Martins Soares Moreno, que vai ligar o centro da cidade a avenida Marechal Castelo Branco, e ruas projetadas no seu entorno para melhor fluir o tráfego .

O projeto em sua totalidade contemplará o seguinte : 

CENTRO DE CONVENÇÕES

Esse equipamento será implantado numa área de 9. 562, 57 m2, sendo 4. 178,89 m2 de área edificada em três blocos e contará em suas instalações com : Salões para exposições, 01 auditório para 1.000 pessoas sentadas, 01 auditório para 200 pessoas sentadas, 03 salas para palestras com recursos de áudio e vídeos com capacidade para 64 pessoas sentadas , 01 sala para 160 pessoas sentadas, biblioteca e laboratório de informática, bilheteria, administração, copa, 2 cantinas, banheiros, além de área de 3. 609,85 m2 coberta parcialmente com estrutura de lona tensionada para abrigar feiras e eventos e estacionamentos.

CENTRO DE EVENTOS

Esse equipamento será implantado num terreno de 27. 791,65 m2, sendo 5.000 m2 de quadra aberta com piso industrial para acolher festivais de quadrilhas, esportes e festas dançantes, palco profissional com cobertura espacial de 1. 110,00 m2, 04 camarins, sendo 01 master, 04 alojamentos, depósitos, bloco edificado para camarotes com bares e banheiros compreendendo 2. 300,00 m2 abrigando também em sua estrutura : salas para pronto socorro, bombeiros e polícia, depósito de materiais, depósito para bebidas, câmara frigorífica, saídas de emergência, vestiários e administração.

Conta também com : Área privada com estacionamento para veículos de artistas e autoridades, bares, bilheteria , torre de som e iluminação, posteamento interno e área livre para barracas e banheiros químicos. Off: A capacidade desse espaço será para aproximadamente 60 .000 pessoas.

PRAÇAS DE ESPORTES

Espaços destinados a prática de esportes, com campos de futebol, quadra de vôlei de areia, equipamentos de ginástica, gazebos e quiosques. 

PRAÇA DAS ÁGUAS

Espaço urbanizado que indicará acesso ao píer em concreto e madeira e ao restaurante, se constituindo como elo de ligação também aos caminhos e calçadão. Possuirá coreto sobre espelho dágua de 113,68 m2 de área, e será coberto com uma estrutura tensionada de 162,00 m2 de área. A paginação de seu piso tem especificados materiais como piso industrial, cerâmica, estrado de madeira e pedra portuguesa.

ANFITEATRO

Espaço em piso industrial com palco e arquibancadas, totalizando uma área de 938, 51 m2, coberto com uma estrutura metálica com chapas de policarbonato.

MIRANTE E PASSARELA ( PÍER )

Estrado de madeira sobre estrutura de concreto com área de 627,96 m2.

RESTAURANTE

Tem em seu programa cozinha ampla, praça dos garçons, área de serviço, banheiros para o público, funcionários e deficientes físicos, churrasqueira, forno para pizza e salão de mesas, numa área de 540,87 m2. 

CICLOVIA

Pavimentação em bloquete de concreto com área de 1. 900,00 m2.

CALÇADÃO

Têm em sua paginação materiais como piso industrial e cerâmica, totalizando uma área de 21..930,60 m2.

ESTACIONAMENTOS

Com pavimentação em bloquetes de concreto compreendendo uma área de 3. 743, 28 m2.

PAISAGISMO

Toda área do parque será arborizada e receberá várias espécies de árvores e plantas decorativas.

PRAÇAS E EQUIPAMENTOS

O projeto ainda propõe três praças menores no percurso do calçadão, entre edificações residenciais existentes, afim de humanizar mais aqueles vazios urbanos e dar mais segurança e dignidade aos moradores. Bem como, uma outra praça que se constiurirá em um triãongulo viário, criando acessos e recebendo um monumento com o nome do parque. Vários são os equipamentos que serão instalados para a qualificação do espaço, tais como : rampa de acesso para deficientes físicos, playgrounds, lixeiras, iluminação com postes de concreto e postes jardins estilo colonial, gazebos com bancos e mesas para uma confortável permanência e convívio da população, pedalinhos no espelho dágua da lagoa, etc.

Tudo isso numa proposta de arquitetura contemporânea, com desenho moderno e arrojado, colocando Iguatu no cenário Norte / Nordeste e Nacional como detentor desse privilegiado emprrendimento, tornado-se referência regional, tendo como potencial natural e centro do parque, o espelho dágua da lagoa da Bastiana com 233. 277, 66 m2 de área.

Todo o processo de planejamento foi dentro das mais atuais técnicas de instalações e dimencionamento de espaços para atender com eficiência, segurança e conforto a população, turistas e convidados.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem