Conab vai leiloar feijão para conter alta nos preços

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) planeja doar e leiloar no final de maio o estoque de aproximadamente 180 mil toneladas de feijão para regular o preço do produto, que registrou alta este mês. O leilão deve começar pelo Paraná, estado com maior estoque e grãos de mais qualidade.

De acordo com o superintendente de Operações Comerciais da Conab, João Paulo Moraes Filho, o objetivo da ação é estabilizar o preço do feijão sem prejudicar os lucros dos produtores rurais. “Temos que olhar os dois lados do mercado. Hoje o produtor tem um preço melhor e se sente estimulado a produzir, mas o consumidor tem um preço final alto. A questão não é baixar o preço, mas, pelo menos, estabilizá-lo”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

No momento, o Ministério da Agricultura avalia as condições do estoque da Conab e os possíveis impactos do leilão no mercado rural. “Por ser antigo, nosso feijão perde um pouco o valor comercial e também temos que levar em consideração se tal medida não vai prejudicar os produtores”, ressalta Moraes Filho. Além da venda, parte do produto será doado a comunidades que sofrem com insegurança alimentar.

Agência Brasil

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem