O Fortaleza saiu na frente na final do Campeonato Cearense ao vencer neste domingo a primeira partida da decisão do estadual sobre o arquirrival Ceará, por 1 a 0, no Castelão. Em um jogo pesado, com poucos chutes a gol, a equipe tricolor marcou o único gol em um lance de sorte do veterano Paulo Isidoro, que tentou cruzar uma bola da direita, encobriu o goleiro e fez um golaço.
O regulamento da competição prejudicou o clássico. Como o saldo de gols não é critério para se chegar ao campeão, não alterava nada para o Fortaleza vencer por um, dois, ou dez gols de diferença. Com isso, após fazer o gol, o tricolor se fechou, sem incentivo para atacar.
Se o Ceará vencer o jogo de volta, independente do placar, no Castelão, leva o jogo para os pênaltis. O Fortaleza, que busca o tetracampeonato e também igualar o número de títulos do alvinegro, joga por um empate no domingo que vem.
O jogo
Os dez primeiros minutos da partida enganaram. Em pouco tempo, três ótimas chances foram criadas. Primeiro Diego fez ótima defesa em cabeceio o camisa 9 do Fortaleza, Betinho. Depois, quem salvou sua equipe foi o goleiro Fabiano, do Ceará, que defendeu desvio de cabeça de Michel. Aos 10min, Anderson colocou uma bola na trave do alvinegro.
As emoções no primeiro tempo pararam por aí. Com seis volantes em campo (três de cada lado), o jogo passou a ser mais pegado no meio, com pouca criatividade e raras chances de gol.
Na segunda etapa as coisas não melhoraram muito. O jogo seguiu pegado, disputado, como costumam ser os clássicos entre Fortaleza e Ceará. A qualidade técnica, porém, não colaborava. Na única boa chance da primeira metade da etapa final, Paulo Isidoro recebeu passe em profundidade, mas, cara a cara com Diego, chutou em cima do goleiro.
Quando o veterano camisa 8 não quis fazer o gol, fez. Aos 34min, Gilmak lançou o baiano pela direita, Paulo Isidoro tentou cruzar, errou, encobriu o goleiro e colocou a bola no ângulo, abrindo o placar.
Tags
ESPORTE