O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) continua com matrículas abertas até o dia 12 de abril. Das sete mil vagas oferecidas pelo Programa em 2010, quatro mil ainda estão disponíveis. Podem se inscrever jovens com idade entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental e saibam ler e escrever.
Os jovens matriculados no Projovem Urbano, além de concluírem o Ensino Fundamental, recebem qualificação profissional inicial e desenvolvem ações comunitárias. As opções de Qualificação Profissional ofertadas são: Alimentação, Construção e Reparos, Metalmecânica, Telemática, Turismo e, a partir deste ano, Vestuário. Para a realização das atividades práticas, o Projovem Urbano realiza parcerias com o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
O ProJovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a qualificação profissional em formação inicial. Ao longo do curso, que dura 18 meses, os jovens que apresentarem freqüência efetiva recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100.
Tags
REGIONAL