Sejuv realiza I Seminário de Políticas Públicas de Juventude

A Secretaria do Esporte e Juventude do município de Iguatu realizou com o Conselho Municipal da Juventude, durante todo o dia da terça-feira, 27/04, no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira, o I Seminário de Políticas Públicas de Juventude. O evento contou com uma boa participação de jovens, representantes de instituições civis e públicas ligadas a juventude.

O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do município, Dr. José Andrade Batista esteve presente ao evento e expôs sua opinião dentro do painel Juventude e Direitos Sociais.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Idevan Martins, esse evento teve como objetivo mapear e avaliar os diversos programas, projetos e ações realizados pela administração municipal, assim como das instituições da sociedade civil. “Foi um espaço voltado para a juventude na faixa etária de 15 a 29 anos, onde eles puderam contribuir sugerir e opinar pela gestão e metodologia de ações voltadas para a juventude. Com a realização desse seminário iremos iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Juventude para os próximos 10 anos”, explicou o Idevan ressaltando o apoio dado pela prefeitura através da Sejuv para a realização deste primeiro seminário.

Como se pronunciou o juiz da Vara da Infância e Juventude, José Andrade Batista, citando que na maioria das vezes o jovem é vitima do sistema, onde todos querem levar vantagem em tudo, principalmente num mundo voltado para o consumismo exagerado que só tende a atingir as camadas mais pobres da sociedade como disse, “porque o jovem que mora na periferia, filho de um pai desiludido da vida, uma mãe que não tem perspectiva de vida. Esse jovem vê na televisão, na mídia um tênis novo, uma propaganda de um celular e tem vontade de te um. Porque as propagandas criam esse desejo nas pessoas. E alguns jovens que não têm condições vê e vai buscar de quem tem. Vai entrar no mundo fácil de ganhar dinheiro, e mais na frente entra no mundo das drogas e caba trazendo problema para toda sociedade, mas quem criou o problema não foi ele. Foram os adultos, aquelas pessoas responsáveis pelas políticas públicas que não destinaram as devidas atenções para aquelas pessoas especiais”, exemplificou concluindo que eventos como esses são importantes para que todos juntos lutem na busca de corrigir muitos erros que atingem a sociedade.

O seminário foi realizado por painéis de discussões com temas específicos que mais atinge a juventude, onde no decorrer do evento todas as instituições convidadas expuseram seus trabalhos e projetos desenvolvidos com o público jovem. 

Por: Wandenberg Belém

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem