Hoje, sábado, é o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Para alertar sobre o problema teve caminhada na manhã de ontem (11) aqui na cidade de Iguatu. O cartão vermelho marcou o início da campanha. A ação ganhou as ruas no centro da cidade, partindo da Praça da Caixa Econômica, seguindo até a Praça da Matriz, onde aconteceu o encerramento. Participaram do ato crianças que estão cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e alunos das escolas municipais. O prefeito Agenor Neto, entusiasmado, também participou da caminhada ao lado de alguns vereadores da base de apoio.
O trabalho infantil é proibido por lei e mesmo assim, de acordo com os últimos levantamentos do IBGE, no Ceará, quase 300 mil crianças e adolescentes trabalham informalmente, onde 20% desse total está localizado na capital Fortaleza e região metropolitana.
A exploração informal de crianças e adolescentes é crime. Se confirmada, o responsável por empregar é autuado e obrigado a pagar todos os direitos trabalhistas. Além disso, o menor tem que ser afastado imediatamente das funções.