Pesquisadores americanos desenvolveram o primeiro tipo de uma “vacina universal”: quando ficar pronta, ela será capaz de proteger o organismo contra todas as versões de gripe por décadas.
A experiência, publicada nesta quinta-feira (15) na revista científica Science Express, está sendo desenvolvida por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, da sigla em inglês), ligado ao governo dos Estados Unidos.
Segundo o chefe do estudo, o pesquisador Gary Nabel, o problema das vacinas atuais é que elas precisam ser reformuladas com frequência para enfrentar as versões de Influenza (gripe) que predominam em cada ano.
Agora, no entanto, os pesquisadores descobriram um produto capaz de neutralizar várias cepas do vírus. Esse avanço, segundo o diretor do NIAID, Anthony Fauci, é um marco importante no desenvolvimento da vacina universal.
- Isso é a base para desenvolver uma vacina efetiva e de longa duração, o que teria enormes consequências no controle da gripe, doença que causa cerca de 250 mil mortes anualmente, sendo 36 mil só nos Estados Unidos.
Tags
SAUDE