O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira (20) dados  consolidados sobre o eleitorado brasileiro que mostram que 135,8 milhões  de eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro. O número é  8,5% maior que o da última eleição presidencial, de junho de 2006,  quando o total de eleitores brasileiros era de 125,9 milhões. Os dados  foram repassados ao TSE pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).
O principal colégio eleitoral do país continua a ser o estado de São  Paulo, com 22,3% do total de eleitores brasileiros –30,3 milhões de  pessoas aptas a votar neste pleito–, seguido de Minas Gerais, com 14,5  milhões de eleitores (10,6% do eleitorado).
Em seguida, os estados com mais eleitores são o Rio de Janeiro (11,5  milhões de eleitores e 8,5% do eleitorado nacional), a Bahia (9,5  milhões e 7%) e o Rio Grande do Sul (8,1 milhões e 5,9%). O menor  colégio eleitoral é Roraima –271,8 mil eleitores (0,2% do total).
A maioria do eleitorado brasileiro é composto de mulheres –51,8% das  pessoas aptas a votar, ou 70,3 milhões de eleitoras. Os homens  representam 65,2 milhões de votantes. Em 2006, o eleitorado feminino  correspondia a 51,5% (64,8 milhões de votantes) e o masculino, a 48,3%  (60,8 milhões).
 Fonte: G1