Governo autoriza início das obras do Campus Multi-institucional e Praça da Juventude em Iguatu

Com o objetivo de reforçar a oferta de cursos de educação profissional técnica, tecnológica de graduação e de nível superior no Interior, o Governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (1) ordem de serviço para a construção do Campus Multi-institucional de Iguatu. O empreendimento reunirá num mesmo prédio a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Faculdade Tecnológica do Instituto Centec (FATEC) no município. A solenidade aconteceu no próprio local, e contou com  a presença do prefeito municipal, Agenor Neto, do sec. de Ciência e Tecnologia, René Barreira, do presidente da Urca, José Ivo Ferreira, além de autoridades legislativas e estudantes. 

O empreendimento, orçado em R$ 13.016.053,61, deverá ficar pronto em seis meses e será de responsabilidade da Nível Construções Ltda, com uma área total de 28.589,57 metros quadrados. A iniciativa deverá reunir cerca de dois mil estudantes por ano, em sua maioria da Região Centro-Sul do Ceará.

Os cursos de nível superior ofertados no Campus Multi-institucional de Iguatu serão: Direito, Enfermagem, Ciências Econômicas, Educação Física, Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Gestão Pública, Tecnologia da Informação e Administração, este com ensino a distância. Os de nível técnico serão: Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Recursos Humanos. Ao todo, vão ser ofertadas novas 934 vagas por ano.

Também foi assinada a ordem de serviço para a construção da Praça da Juventude, que será localizada no bairro Esplanada, por trás do quartel do Corpo de Bombeiros. O projeto é uma iniciativa do Ministério do Esporte, realizado por meio da Sesporte, em parceria com a Prefeitura de Iguatu, que cedeu o terreno para a construção do equipamento.


Com valor estimado em R$ 2.367.665,05, a Praça terá cerca de sete mil metros quadrados, onde será construído um ginásio poli esportivo coberto, onde várias ferramentas estarão disponíveis para a utilização da população: Pista para salto triplo; Pista para salto à distância; Pista para caminhadas; Quadra de vôlei de praia; Área de exercícios; Campo de futebol society; Pista para skate; Teatro de arena; Centro de convivência da terceira idade, com sala de ginástica; Quiosque de alimentação; Vestiários; Arquibancadas; Bebedouros; Grama natural/sintética; Sanitários com acesso para portadores de deficiência; Sistema de iluminação específico para cada pista e Paisagismo.

A Praça da Juventude é um projeto para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer, como é o caso dos bairros Cohab, Vila Centenário e adjacências, que passarão a dispor das práticas de esporte e lazer, incentivo a inclusão digital, produção cultural e científica, caminhos que se constituirão num espaço de convivência comunitária.

Redação Iguatunoticias
Luiz Vasconcelos

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem