Influência de Lula é relativa para governador, diz Datafolha

Presidente mais popular desde o retorno do país à democracia –com 77% de aprovação, segundo a última pesquisa Datafolha–, Luiz Inácio Lula da Silva tem influência limitada na eleição para governador nos três Estados com mais eleitores, informa Fernando Rodrigues na Folha deste domingo (íntegra somente para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo o levantamento, realizado pelo instituto do dia 20 ao dia 23 em parceria com a TV Globo, o petista influi decisivamente sobre apenas cerca de um terço do eleitorado na escolha dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Pela primeira vez no atual processo eleitoral, o Datafolha perguntou aos eleitores de sete Estados e do Distrito Federal se o apoio de Lula os faria votar num candidato ou se os faria não votar.

Em São Paulo, só 24% responderam afirmativamente. Em Minas Gerais, o percentual é de 27%. No Rio, 31%. Esses três Estados juntos reúnem 56,4 milhões de eleitores (41,5% do país).

Em nenhuma eleição estadual nem na presidencial a influência de Lula sobre os eleitores chega perto da sua taxa de popularidade. A pesquisa ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: A Folha online

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem