O deputado estadual Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa e candidato a vice-governador na chapa de Cid Gomes (PSB), foi condenado a pagar multa por propaganda eleitoral antecipada em festa e eventos realizados no município de Tauá. Também foram penalizados na ação interposta pela Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará, o prefeito de Tauá, Odilon Silveira Aguiar (PMDB), e o candidato a deputado federal Domingos Neto (PSB), filho do presidente da Assembleia.
A Justiça Eleitoral jugou procedente a representação de autoria da procuradora eleitoral auxiliar Nilce Cunha Rodrigues e decidiu pela aplicação de multa de R$ 20 mil, individualizada, aos três. De acordo com a procuradora, os representados praticaram ou se beneficiaram de propaganda política eleitoral antecipada em eventos como o Fest-Berro, realizado em 2009. Durante a festa, os nomes dos três foram repetidos à exaustão por apresentadores e bandas, com manifestações públicas ressaltando os então pré-candidatos.
Também ficou constatada a utilização de material gráfico para promover os então pré-candidatos. Foram afixados calendários com imagens de Domingos Filho e de Domingos Neto em repartições públicas municipais.
Tags
POLITICA