Estudo realizado por uma equipe de dinamarqueses do Hospital Universitário de Copenhague, com 5.000 recrutas entre 20 e 80 anos, aponta que as pessoas obesas morrem, em média, oito anos antes em comparação com pessoas da mesma faixa de idade sem distúrbios alimentares.
Os resultados da pesquisa aponta que a tendência a engordar começa aos 20 anos, e a partir desse patamar a probabilidade de desenvolver obesidade diminui.
Segundo os cientistas, o risco de morte prematura aumenta 10% a cada unidade acima do patamar de 25 pontos do índice de Massa Corporal (IMC), estabelecido como limite de peso normal. O valor leva em conta a massa de um indivíduo em função da altura para determinar a taxa de gordura.
"Com 70 anos, 70% dos homens do grupo com massa normal e 50% das pessoas obesas da pesquisa estariam vivos e nós estimamos que, a partir da meia-idade, as pessoas acima do peso morreriam oito anos antes na comparação", explica Esther Zimmermann, médico e coordenador do estudo.
Mesmo sem considerar mulheres, os pesquisadores do Instituto de Medicina Preventiva do Hospital, setor responsável pelo trabalho, acreditam que os dados corroborem estudos anteriores com o gênero.
REDAÇÃO Iguatu noticias com informações do G1
Tags
SAUDE