PSDB tem o maior número de governadores eleitos

Mesmo saindo das urnas fragilizado na Câmara e no Senado, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) sai do pleito, realizado neste domingo, como o partido com maior número de governadores eleitos. Somando os dois turnos, os tucanos fizeram oito governadores: quatro no primeiro e outros quatro, no segundo.

Neste domingo, no segundo turno, o senador Marconi Perillo foi eleito para governar o estado de Goiás pela terceira vez. Com 100% das urnas apuradas, Perillo ficou com 53% dos votos válidos.

No Nordeste, Teotônio Vilela Filho foi reeleito em Alagoas. Com 59 anos de idade, Vilela derrotou com 53% dos votos válidos o adversário Ronaldo Lessa (PDT), apoiado pelo senador Renan Calheiros e pelo ex-presidente da República, Fernando Collor.

Já no Norte, Simão Jatene foi eleito governador do Pará com ampla vantagem sobre a candidata adversária, Ana Júlia Carepa (PT). Com a totalidade da apuração das urnas, Jatene tem 56% dos votos válidos.

Ainda no Norte, José Anchieta Junior reelegeu-se e governará o estado de Roraima nos próximos quatro anos. Em uma disputa acirrada, ele ficou com pouco mais de 50,43% dos votos válidos.

No primeiro turno, o PSDB já havia sido um dos partidos com maior número de governadores eleitos. Na ocasião, Geraldo Alckmin foi eleito governador de São Paulo; Antonio Anastasia reeleito para comandar Minas Gerais; Beto Richa escolhido para governar o Paraná e Siqueira Campos venceu a disputa ao governo de Tocantins.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem