Dengue: três cidades cearenses em situação de alerta

Os municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Caucaia estão em situação de alerta para a dengue, de acordo com o novo mapa de infestação do Aedes aegypti divulgado pelo Ministério da Saúde. Estas cidades apresentaram índices de infestação iguais a 1,2, 1,4 e 2,5, respectivamente, o que já é suficiente para que estejam em situação de alerta.

Já os municípios de Crato, Maracanaú e Sobral, que também foram destacadas no mapa, apresentam índice satisfatório. Crato, no ano passado, havia apresentado índice de 1,2 e estava em situação de alerta. Felizmente, este ano, conseguiu diminuir o número para 0,8. Maracanaú, por sua vez, também conseguiu diminuir o índice de infestação de 0,5 para 0,3 em 2010. Sobral registrou índice zero por dois anos consecutivos.

Porém, vale ressaltar que, como as chuvas na Região Nordeste costumam começar tardiamente, a partir de março, estes resultados poderão sofrer alterações em levantamentos futuros.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro a junho de 2009 foram confirmados 3.296 casos da doença. De julho a dezembro o número de casos caiu para 749, o que comprova a maior incidência da dengue no primeiro semestre do ano no Estado. Este ano, até a última sexta-feira (5), o Ceará tinha 10.689 casos confirmados de dengue em 116 municípios. Há 14 óbitos confirmados, sendo três de dengue hemorrágica e 11 de dengue com complicação.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem