Telefonia já cobre todo o Estado

Considerado um serviço essencial, o setor da telefonia, atualmente, não só o Estado, mas o País, comemora o avanço tecnológico e o aumento de sua cobertura.

No Ceará, os dados da Anatel do último mês de dezembro, revelam que a universalização da telefonia já é uma realidade. A figura do município mudo deixou de existir, e aos poucos todos os 184 municípios do estado passaram a estar cobertos também com a comunicação móvel, onde pelo menos uma operadora oferece o sinal.

De acordo com a Anatel, cerca de 25% dos municípios do Estado (47) contam com a presença das quatro empresas de telefonia celular autorizadas a operar em território cearense: Claro, OI, TIM e Vivo. A maioria, 40% ou 73 municípios, já possuem duas ou até a três em funcionamento. Porém, outros 35% (64 cidades) têm apenas uma delas, conforme as atuais regras de concessão. No ano passado, foram contabilizados mais de 7,7 milhões de linhas móveis no Estado - 22% a mais que no ano anterior -, com quase 90 entre 100 cearenses possuindo o acesso. Desse total, em torno de 90% são linhas pré-pagas, somando 6,97 milhões; e apenas 10% pós-pagas, ou aproximadamente 760 mil.

Apesar dos números expressivos e do celular já estar nas mãos de milhares de cearenses, o Estado ainda detém apenas 3,8% do mercado nacional de telefonia móvel. Segundo a Anatel, a TIM é a que tem a maior fatia no Ceará, com 35,79% de participação, (2,77 milhões de linhas). A OI, com 2,74 milhões de acessos, possui 35,47% do mercado local. Depois, vem a Claro, com 1,79 milhão de linhas e 23,17% de participação; e a Vivo, a última a entrar na competição, e que desde sua chegada ao Estado, já contabilizou 432 mil linhas
( 5,5%).

Acessos fixos

No que tange à telefonia fixa, levando-se em consideração apenas as concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) - Oi e Embratel _ hoje são 905.605 telefones instalados, mas apenas 630. 859, ou 70%, estão ativos - 50.300 são orelhões -, espalhados em 3.914 localidades (eram 1.225 em 1998). Porém, apesar da extensa cobertura, são só oito linhas fixas para cada 100 habitantes. Uma penetração bem inferior à da telefonia móvel, a grande responsável pela universalização da comunicação em todo o País. Nesse contexto, ao lado das duas primeiras, a GVT também disputa a preferência dos cearenses.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem