
Com mais de meio século de atuação e transformação na região Centro-Sul do Ceará, o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará está completando, na próxima quarta-feira (23/03), 56 anos de trabalhos prestados à comunidade. Para comemorar esta data, uma programação especial foi elaborada, com sessão especial da Câmara Municipal de Iguatu em homenagem ao aniversário e entrega do título de cidadão iguatuense ao diretor-geral do campus, professor Ivam Holanda de Sousa.
O campus Iguatu, antiga Escola Agrotécnica Federal, tem crescido nos últimos anos e hoje já conta 59 docentes e 100 servidores técnico-administrativos, buscando atender da melhor forma a sociedade e os 1.472 alunos matriculados atualmente nos diversos cursos da instituição, do ensino técnico à pós-graduação.
Atualmente, 87,3% dos alunos do campus vêm de escola pública e 76,7% destes são oriundos da zona rural, sendo que mais de 63% dos estudantes são de família de baixa renda, com renda per capita familiar inferior a meio salário mínimo. Para atender às necessidades e contribuir para mudar a realidade desses jovens, são 250 vagas de internato e 124 de semi-internato. Diariamente, 470 refeições são oferecidas, garantindo assim a permanência desses alunos na escola e a mudança de vida de cada um.
A história de inclusão social do campus Iguatu, que já formou milhares de alunos ao longo desses anos, muitos que conseguiram lugar de destaque, como políticos, diretores de empresas e professores universitários, continua nos dias atuais. “Essa é uma característica que, por mais que haja avanços e mudanças na própria dinâmica social, nós não perdemos e fazemos questão de manter e buscar mecanismos para fortalecer essa inclusão, como eliminação de taxas, ampliação de vagas”, ressaltou o professor Ivam Holanda.
OBRAS
Para comemorar os 56 anos, a administração do campus Iguatu também está realizando diversas obras, visando melhorar a qualidade do ensino ofertado à comunidade escolar.
Já está em andamento a obra de reforma da biblioteca da unidade I (Areias), no valor de R$ 222.050,00, feita com recursos próprios da instituição. Com o projeto, será construída uma nova biblioteca, no andar superior, além de duas novas salas de aula, no térreo. As obras tiveram início no último dia 07 de janeiro e tem prazo de 180 dias para ser entregue. O novo prédio, que terá área total de 324,52m², já é completamente adaptado dentro dos padrões de acessibilidade, incluindo elevador para cadeirantes.
A Unidade II (Cajazeiras) também ganhará obras. Além da construção de um novo sistema adutor, que já está em fase final e possibilitará um melhor abastecimento de água na instituição, a comunidade escolar será beneficiada com a construção de mais dois novos laboratórios, de Biologia e Química. A obra já foi licitada e está aguardando empenho para ser inicializada.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO (23/03/11)
8h – Hasteamento da Bandeira e Palavra do Diretor-Geral (Cajazeiras)
8h – Mini-maratona para os alunos (do triângulo à entrada da Unidade II)
17h – Sessão especial da Câmara Municipal – Entrega de Título (Salão Nobre – Areias)
19h – Coquetel (Salão Nobre – Areias)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
IFCE - Campus Iguatu
IFCE - Campus Iguatu
Rebeca Casemiro