Morre aos 101 anos o médico e ex-prefeito de Iguatu, Dr. Mendonça Neto

Morreu na noite deste sábado (6), o médico e ex-prefeito de Iguatu, Dr. Mendonça Neto. Com uma vida marcada pela defesa das causas sociais, dos mais necessitados e da vida, o cidadão Mendonça Neto  deixa um legado na história política e social do município de Iguatu, uma biografia invejável para todo aquele que fez história na terra da Telha.

Dr. Mendonça, como era mais conhecido, foi fundador e membro do Lions Clube de Iguatu. A sua partida aos 101 anos de idade, deixa de luto toda a comunidade iguatuense.

A última homenagem prestada ao médico iguatuense aconteceu na sua residência, na Rua 13 de maio, onde centenas de amigos e familiares estiveram presentes. O seu corpo foi sepultado no final da tarde deste domingo, no cemitério local.

Conheça um pouco sobre Dr. Mendonça Neto


José Mendonça Neto nasceu na cidade de Iguatu, Ceará, em 26 de outubro de 1909, sendo filho de Antônio Pinto de Mendonça e Amélia Cavalcante de Mendonça. Fez o curso de primário em sua terra natal e o secundário em Fortaleza, primeiro no Instituto São Luiz e depois no Liceu do Ceará. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, recebendo o diploma de médico em 19 de novembro de 1932. É clínico geral, ginecologista e anestesista.

No início de sua carreira, atuou no Hospital de Várzea Alegre, Tauá e Quixeramobim, retornando a Iguatu, em 1947, quando decidiu entrar na vida política, filiando-se à antiga União Democrática Nacional – UDN, legenda pela qual se elegeu prefeito de Iguatu no período 1947/1951, sendo novamente eleito em 1954 para o quadriênio 1955/1959. Na qualidade de prefeito, prestou importante folha de serviços ao município, realizando uma das mais profícuas administrações, calçando grande parte da cidade, melhorando e ampliando o sistema de iluminação pública, abrindo novas escolas, reformando outras e desenvolvendo intenso trabalho na zona rural, construindo entradas e barragens, além de outros benefícios e melhoramentos nos distritos.

Foi médico da antiga Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Públicos do Estado do Ceará, tendo também prestado por algum tempo serviço a antiga IFOCS, atual DNOCS.

Quando residiu na cidade de Tauá, presidiu a Associação dos Empregados do Comércio daquela cidade.

Presidente do Lions Club de Iguatu, no período de 1966/67, tendo ocupado diversos outros cargos na entidade, inclusive chegando ao cargo de Presidente de Divisão. Ocupou diversas posições de mando na administração do Clube Recreativo Iguatuense, onde sempre mereceu destaque e respeito da parte de todos os associados. Em 26 de julho de 1943, casou com D. Maria Célia Teixeira de Mendonça, constituindo-se harmoniosamente num exemplar casal, desfrutando de prestígio e elevado conceito na sociedade iguatuense.

O casal teve uma única filha: Rita Teixeira de Mendonça Sudário.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem