Após um fim de semana com muitas chuvas, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, volta a chover em todas as regiões do Ceará. Nesta segunda-feira (11), a Funceme observou precipitações em 128 cidades cearenses. O maior volume foi registrado no município de Iracema, na Região Jaguaribana, com 72 milímetros, seguido por Maranguape e Quixadá, com 62,6 e 60 milímetros registrados, respectivamente. Em Iguatu, a chuva registrada foi de 51 milímetros.
A explicação das chuvas bem distribuídas pelo Estado, segundo os meteorologistas, é a atuação da Zona de Convergência Intertropical. “Este é o principal sistema causador de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa. Durante o mês de março, houve interferência de sistemas secundários que inibiram as chuvas e provocaram veranicos. Porém, em abril, observamos que os sistemas secundários se dissiparam e temos, agora, um cenário favorável para a formação de nuvens de chuva, principalmente na parte norte do Estado”, explica o meteorologista Vinícius Oliveira.
Previsão
Para as próximas 72 horas, a tendência é de céu parcialmente nublado com chuva em todo o Ceará. “Para termos mais precisão nas informações, é necessário que os usuários acessem ao site da Funceme todos os dias, para verificar a previsão do tempo atualizada”, ressalta Oliveira.