Testes de DNA indicam que corpo era de Osama bin Laden

População vê imagens da morte de Bin Laden na televisão, no Paquistão
Testes de DNA indicam que o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, morreu no ataque à residência onde estava escondido nos arredores de Islamabad neste domingo (1º), disse nesta segunda-feira (2) um funcionário americano de alto escalão em conversa com repórter da agência de notícias EFE.

Sob a condição de anonimato, ele disse que há "99,9%" de certeza de que um dos corpos localizados na mansão de Abbottabad corresponde ao do inimigo público número um dos Estados Unidos.

A agência de notícias Reuters diz em sua página na internet que os resultados do exame de DNA estarão disponíveis a partir dos próximos dias.

Já a rede de televisão americana CNN também informa ter recebido a confirmação de que o DNA é de Bin Laden. A emissora inclusive cita a existência de fotografias de um corpo com tiros na cabeça que mostram um indivíduo que “não é irreconhecível” e, portanto, poderia ser o terrorista.

Essas fotografias, no entanto, ainda não foram liberadas para o público. O governo vai decidir se vai – e como vai – publicar o material.

Líder da Al Qaeda foi assassinado em casa

Autoridades americanas disseram que o fundador e líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão, em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exército americano na cidade de Abbottabad, a 100 km de Islamabad, no Paquistão.

A morte de Bin Laden acontece quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro, em que quase 3.000 pessoas morreram.

Segundo relatos do governo americano, Bin Laden foi morto em uma mansão cercada por muros de até 6 m de altura, que era oito vezes maior que outras casas na região e foi avaliada em "vários milhões de dólares", apesar de não ter telefone ou conexão de internet. A operação teria durado cerca de 40 minutos.

A mídia nos EUA noticiou que o corpo foi "enterrado no mar" para evitar que o túmulo de Bin Laden fosse tratado como um local sagrado. Isso teria sido feito em menos de 24 horas depois da morte em respeito à prática islâmica.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem