Tomará posse no próximo dia 04 de julho em Fortaleza, para cumprir um mandato de quatro anos como Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), a professora Otonite de Oliveira Cortez.
Para o quadriênio a nova Reitora e o seu vice Patrício Melo, vão estabelecer como metas o fortalecimento das ações desenvolvidas na gestão atual, através da melhoria da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação gratuitos ofertados, bem como no aumento da matrícula nesses cursos.
Ampliação dos cursos
De acordo com Otonite, várias ações estão sendo planejadas para que até o final do seu mandato possa ser implantado mais três cursos de mestrado (na área de Ciências Humanas e Sociais, um em Educação e outro em Ciências Exatas) e dois cursos de doutorado, sendo um deles decorrente de uma ampliação do Programa de Pós-graduação em Bioprospecção Molecular."É nosso intento criar e implantar dois novos cursos de graduação, sendo um desses uma licenciatura em Química. Todavia, irá depender da disponibilidade de professores e a prerrogativa para autorizar concurso é do Governo do Estado", ponderou.
Unidades descentralizadas serão transformadas em campi
Sobre as unidades descentralizadas da Urca, em Campos Sales, Iguatu e Missão Velha, a nova Reitora diz que um dos objetivos da sua gestão será de transformar essas unidades em campi universitário, embora tenha a consciência de que isso demandará um grande esforço de recursos e equipamentos, além do engajamento direto dos governos municipais, do Governo do Estado e da sociedade civil."Temos visto, com alegria, a transformação do perfil do alunado daquelas unidades, que a cada ano abrigam mais e mais alunos egressos da escola pública. Isso é inclusão social", afirmou.