Iguatu realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura de Iguatu, através da Secretária Municipal de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira, 04, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve início às 09 horas no Cine Teatro Pedro Lima Verde. O tema escolhido para este ano foi “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, e deve propor novos rumos para o SUS (Sistema Único de Saúde). 

O evento reuniu um grande público, formado por representantes da sociedade civil organizada, servidores municipais e estaduais, profissionais de saúde, comunidade científica e prestadores de serviços.

Na abertura do evento estiveram presentes as seguintes autoridades: governador em exercício, Domingos Filho (PMDB); prefeito de Iguatu, Agenor Neto; secretário de saúde do estado, Arruda Bastos; secretário de saúde municipal, Joab Soares; Alexandre Almeida do Ministério da Saúde e demais autoridades que comporam a mesa.

No seu discurso inicial, o prefeito Agenor Neto manifestou sua grande satisfação com os avanços obtidos na saúde até o presente momento, e lembrou do grande esforço realizado por todos os que já passaram pela secretaria de saúde do município. "Desde que assumimos os destinos deste município, sabíamos que para atingir os objetivos almejados, teríamos que envolver todos os seguimentos da população. Não foi uma luta fácil, mas com o esforço extraordinário de todos, hoje podemos contemplar os grandes avanços, como a queda nos índices da mortalidade infantil, que é sem dúvida o maior prêmio que eu poderia receber como gestor", disse Agenor Neto.

O governador em exercício, Domingos Filho, ressaltou a grande importância daquele momento para o fortalecimento das relações do estado com os municípios e entidades, destacando o grande compromisso da gestão do prefeito Agenor Neto, que através de uma administração humana e participativa, tem conseguido alcançar muitos resultados positivos, o que torna o município uma referência para todo estado do Ceará. "Fiz questão de atender ao convite do prefeito Agenor e do secretário Joab para participar desse evento, e juntamente com todos vocês me orgulhar com esse memorável índice que deixa o município de Iguatu a fazer inveja, quando atinge esse formidável resultado na queda da mortalidade infantil, números só atingidos em países de primeiro mundo", avaliou o governador em exercício. A mesma opinião foi reforçada pelo secretário de saúde do estado, Arruda Bastos, que durante a sua fala reconheceu os avanços na saúde deste município. "Essas 30 pré-conferências realizadas nos distritos deste município, nos mostra exatamente o avanço do controle social, o avanço de todos aqui no Iguatu em busca de uma saúde melhor", disse Arruda Bastos.

 secretário de saúde, Joab Soares, falou para os presentes, e ressaltou a importância da conferência como um instrumento inovador, que reúne os vários desejos de um povo, que opinou, e que muito em breve terão a oportunidade de colher os resultados nas suas diversas formas, a partir do grande instrumento final que será a 14ª Conferência Nacional, a ser realizada no período de 30 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília. "Durante 30 dias a nossa equipe esteve nas comunidades, nos lugares mais distantes, superando dificuldades, tentando e conseguindo reunir a comunidade, para que mais uma vez no nosso município, o povo pudesse ser ouvido nos seus anseios, nas suas necessidades, nas dificuldades, para que a gente pudesse refletir e colocar dentro de um instrumento de grande força de desenvolvimento de um povo, de busca de recursos, de ditames dizendo aonde é que o povo de Iguatu quer chegar com a construção de projetos, que é exatamente a elaboração do nosso plano municipal de saúde", disse Joab Soares, que no final apresentou o Cartão Saúde, sistema implantado pela prefeitura de Iguatu, que vai possibilitar uma melhoria na dinâmica de marcação de consultas, exames e outros.  

A conferência

A Conferência Municipal de Saúde tem como uma das principais metas cumprir as diretrizes essenciais do SUS estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, que garante a participação da comunidade. 

A conferência de saúde acontece em três etapas: a municipal, estadual e nacional. Para cada edição é escolhido uma temática central, que propõe a reflexão sobre a conjuntura política, social e econômica do país. Neste ano a proposta do eixo temático é “Acesso ao Acolhimento com Qualidade: um desafio para o SUS”. 

Para orientar melhor as exposições e debates, o tema de discussão da 5ª Conferência foi dividido em quatro eixos: 1º - Acesso ao acolhimento com qualidade um desafio para o SUS; 2º - Política de Saúde na Seguridade Social; 3º Participação da comunidade e controle social e o 4º eixo: Gestão do SUS. 

Para cada uma dessas etapas serão preparados relatórios com as propostas aprovadas pelos participantes, e em seguida encaminhadas à conferência estadual.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem