Prefeito Agenor Neto discursa durante a solenidade |
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMASI, realizou nos dias 25 e 26 deste mês, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres com o tema "Igualdade de Gênero e Autonomia Econômica Social, Cultural e Políticas para Mulheres, e teve como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
A abertura do evento foi realizado no auditório do Cine Teatro Pedro Lima Verde, às 20 horas, e contou com a presença do prefeito municipal, Agenor Neto, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Barbosa, da secretária municipal de Assistência Social, Regiane Braz, da pedagoga e especialista em saúde mental e psicossocial, Dra Rosania Campos, da consultora do Ministério da Saúde, Dra. Sueli Oliveira, da secretária de Gestão, Célia Freitas Amorim, além dos vereadores Louro da Barra, Bandeira Júnior e Aderilo Alcântara e do secretário de saúde do município, Joab Soares.
Durante o seu discurso, o prefeito Agenor Neto destacou a presença destacada das mulheres em sua administração. Ele afirmou que na sua gestão, as mulheres representam mais de 60% em sua composição. Isso demonstra, segundo ele, o apoio que é dado ao sexo feminino e com capacidade técnica, que possibilita um bom desempenho na sua administração.
Para a presidente do CMDM, Maria Barbosa, o objetivo maior que se pode assimilar desse evento é o fortalecimento das políticas públicas para mulheres, principalmente a sua autonomia. "Desde quando assumimos o conselho temos nos empenhado em trabalhar para resgatar a confiança do órgão, através de ações apoiadas pela Secretaria de Assistência Social e pela prefeitura", disse.
Debates
Com vistas à criação de uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito municipal e estadual, as conferencistas, Célia Freitas e Dra. Rosania Campos, debateram os seguintes temas: poder, cultura, comunicação, mídia e democracia; políticas de desenvolvimento, enfrentamento à pobreza, geração de renda, igualdade no mundo do trabalho, desenvolvimento sustentável, com preservação ambiental, segurança alimentar, direito à terra, à moradia digna, infraestrutura social rural e urbana, respeitando as especificidades e comunidades tradicionais; enfrentamento de todas as formas de violência, saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos e educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofobia/lesbofóbica.
No final do evento aconteceu a plenária para aprovação das propostas formuladas pelos grupos, e a escolha dos delegados que participarão da III Conferência Estadual.
Redação: Luiz Vasconcelos