Foto: AP
Um forte terremoto de 5,9 graus atingiu diversos territórios  da Costa Leste dos Estados Unidos, provocando evacuações em Washington e  Nova York. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS),  o epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 130 km da capital  americana, nas proximidades da cidade de Mineral, às 13h51 (14h51 no  horário de Brasília). Inicialmente, a magnitude havia sido medida em 5,8  graus.
A capital federal americana foi um dos pontos mais afetados, chegando  inclusive a ocorrer a evacuação do Pentágono, sede do Departamento de  Defesa do governo dos Estados Unidos, segundo noticiou a rede de  notícias CNN. Segundo informaram à agência Reuters os  serviços de emergência do Distrito de Columbia, a maioria dos prédios do  centro de Washington foram evacuados, mas, até o momento, não há  informações sobre maiores estragos ou feridos.
A Catedral Nacional de Washington, o edifício mais alto da cidade,  sofreu danos, com a ruptura de três pináculos na torre central, disse um  porta-voz. Richard Weinberg, diretor de comunicações do episcopado da  catedral, comentou que um quarto pináculo estava inclinado e que também  poderia estar danificado. A torre central do edifício, do tamanho de um  prédio de 30 andares, também sofreu danos estruturais menores.
A embaixada do Equador foi atingida e danificada pelo tremor, segundo um  recado gravado pelos bombeiros e agentes de emergência da capital  norte-americana.
O tremor atingiu Nova York, onde, segundo o jornal New York Times,  pedaços da Catedral Nacional caíram em reação ao impacto. A cidade teve  teve diversos prédios evacuados. As torres dos aeroportos novaiorquinos  JFK e Newark também tiveram de ser abandonadas às pressas.
Além de Washington e Nova York, a efeitos do terremoto foram sentidos  nos Estados da Virgínia, Distrito de Columbia, Nova Jersey,  Pensilvânia, Ohio, Michigan, Indiana, Carolina do Norte, Geórgia e em  Massachusetts, na localidade de Martha's Vineyard, onde o presidente  Barack Obama passa férias. Até mesmo a cidade de Toronto, no Canadá,  sentiu o tremor.
Além de evacuações, o terremoto também provocou cortes nos sinais de telefonia móvel na costa leste americano. 
Tags
INTERNACIONAIS