FHC critica Lula e elogia Dilma por combate a corrupção


Em um texto publicado nesta sexta-feira (23) em seu blog, intitulado "Corrupção Institucionalizada", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) elogiou a postura da presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção.

No mesmo artigo, entretanto, ele mais uma vez criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em sua opinião age de forma mais permissiva diante de desvios no governo.

“Quando a presidente Dilma reitera não aceitar a corrupção impune (mesmo que as circunstâncias políticas a forcem a fazer novas nomeações duvidosas), isso é melhor do que as permanentes tentativas de minimizar os alegados casos de corrupção como o fazia e ainda agora o fez novamente o ex-presidente Lula, lamentando que os ministros recém demitidos não tivessem ‘casca dura’ suficiente para resistir às pressões da sociedade”, escreveu FHC.

Para o ex-presidente tucano, o Brasil assistiu, nos últimos anos, à montagem de “um sistema político que tem a corrupção como pressuposto e condição para a governabilidade”. Segundo ele, o que existe hoje é uma “corrupção institucionalizada”.

Ao citar os fatores que levam às práticas irregulares, FHC deu destaque ao “elevado custo das campanhas eleitorais”, o que gera necessidade de arrecadação por parte dos políticos.

“Portanto, o combate à corrupção implica também na tentativa de reduzir tais custos”, argumentou. “Mas isso não basta: é preciso ter maior controle e transparência nos contratos públicos e uma atitude firme de repúdio às práticas desonestas.”

Para Fernando Henrique, “quando os dirigentes não têm força suficiente para acabar com o sistema distorcido em que vivemos, que ao menos por suas palavras e, mais, pelo exemplo, demonstrem que não são lenientes com o crime da malversação. É o mínimo que se pode esperar de quem tem responsabilidades públicas, esteja ou não no exercício de mandatos”.

José Dirceu

O ex-ministro-chefe da Casa Civil e deputado federal cassado José Dirceu disse que não se opõe à participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na Comissão da Verdade, mas acredita que o tucano não estaria disposto a abrir mão de sua agenda para atuar no grupo.

“Não vejo nenhuma oposição, ele tem todas as condições, mas não é o caso de se colocar um ex-presidente da República numa comissão que vai ter um trabalho que ele não pode fazer porque tem outras funções”.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem