Falta de higiene e infraestrutura atinge grande parte dos matadouros públicos do CE

Matadouro público de Pindoretama está desativado
Nesta semana a Justiça interditou o matadouro público de Bela Cruz, na região norte do estado, por falta de condições de higiene e infraestrutura. O problema se repete nas demais regiões do interior do estado.

Cerca de vinte matadouros públicos já foram interditados pela Justiça no estado. Números que poderiam ser bem maior. Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, a maioria funciona em condições precárias. Dos 179 matadouros, 59% não possuem dispositivos com estações de tratamentos. Outros 32% utilizam as próprias fossas como estrutura de despejo. Apenas 2% possuem licença ambiental, e o que mais chama atenção é que quase 90% dos equipamentos são públicos.

Em Pindoretama, o único matadouro da cidade está desativado há um ano. A Justiça decretou a interdição depois que o Ministério Público constatou a falta de instalações adequadas. Segundo a denúncia, o abate de animais era feito através de marretadas. De acordo com a lei estadual esse tipo de procedimento é ilegal. A matança só pode ser feita com o uso de uma pistola pneumática. E não era só essa a irregularidade. As carnes eram transportadas em contêineres sem qualquer tipo de refrigeração, e os dejetos eram despejados a céu aberto no local do abate.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

1 Comentários

  1. É plausível a iniciativa do poder judiciário. Contudo é importante que este poder não fique inerte a etapa seguinte deste processo, a qual será a adequação destes estabelecimentos as normas de saúde atinentes.
    Se a iniciativa for apenas à interdição, essa pode não ocasionar a resolução do problema, mas sim no início de um entrave bem maior.
    Oportuno aqui lembrar o caso da nossa vizinha cidade do Cedro, onde o fechamento do matadouro público acarretou em um problema bem maior, já que os abates dos animais começarem a acontecer em matagais no meio da noite.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem