Cemitérios de Iguatu se preparam para o Dia de Finados

Cemitério Parque da Saudade
Os cemitérios de Iguatu já preparam sua programação para a próxima quarta-feira (2), feriado de Finados. No cemitério Parque da Saudade, que é administrado pela prefeitura municipal, uma equipe já efetuou os serviços básicos de limpeza e melhoria da iluminação, já que o local também estará aberto para visitas noturnas. Também haverá celebração de missas: as 06h - celebração na capela de Santa Rita de Cássia, - localizada ao lado do cemitério Senhora Santana, o mais antigo da cidade. Na capela do cemitério Parque da Saudade as celebrações acontecerão às 09h e às 18h.

Além das visitas aos túmulos dos entes queridos, o Dia de Finados também proporciona a oportunidade para algumas pessoas faturarem alguns trocados com a venda de velas, artigos religiosos, terços e arranjos de flores.

Saiba mais

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem