Estudantes das escolas de Fortaleza protestam contra possível fraude no Enem



Cerca de 150 estudantes de várias escolas de Fortaleza se reuniram na tarde desta sexta-feira (28), na Praça da Imprensa, para protestar contra as possíveis fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também o atual momento da Educação no Brasil.

Um dos principais alvos do protesto foi o ministro da Educação, Fernando Haddad. Também não faltaram críticas à organização do Enem.

Os alunos estavam revoltados com o vazamento de 14 questões da prova - a informação da possível fraude foi divulgada no Facebook, no começo desta semana. Desde então vários fatos foram desencadeados, como a anulação do Enem para 639 alunos do Colégio Christus e caso de xenofobia nas redes socias contra os nordestinos.

Durante o protesto desta sexta os estudantes gritavam que o Enem é a piada do Brasil, pediram anulação geral da provam e consideram injusta a 'punição' para os alunos do Christus.

Um das estudantes presentes ao prosteto afirmava que a culpa não é da escola e nem dos alunos, mas da organização exame. "A culpa é do Enem que é totalmente falho. O país não dá prioridade a educação ou eles acham que os estudantes têm cara de palhaço para fazerem isso com a gente", desabafa.

Alunos estariam sendo perseguidos

Alunos do colégio Christus afirmam estar sofrendo bullying por parte de estudantes de outras escolas. De acordo com os jovens, o fato começou a acontecer após a anulação das provas do Enem feitas pelos estudantes da instituição de ensino.

De acordo com uma estudante que preferiu não ser identificada, os alunos do Christus estão passando por várias frustrações após a decisão no Ministério da Educação (MEC). "Passam na rua e estudantes de outros colégios vaiam e xingam", disse.

Outro aluno, que também pediu para não ser identificado, afirma que ele e os colegas temem circular uniformizados pela cidade. "Fui ao shopping com um amigo após a escola e tivemos que parar em casa para trocar de roupa", disse ele. (Portal Verdes Mares)


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem