Estudo do IPECE constata que “Ronda do Quarteirão” reduz criminalidade

“Avaliação do Impacto de um Maior Efetivo Policial na RMF do Estado do Ceará”, de autoria dos analistas de políticas públicas Daniel Cirilo Suliano e Jimmy Lima de Oliveira, doutorando e doutor em Economia, respectivamente, ambos do Ipece, foi o vencedor do Prêmio Paulo Haddad. O trabalho, que analisa o programa “Ronda do Quarteirão” na Região Metropolitana de Fortaleza, implantado pelo Governo do Estado do Ceará, constata, por exemplo, que houve uma redução 57% nas taxas de roubos no período inicial do Programa.

O Prêmio Paulo Haddad tem como objetivo incentivar a produção intelectual dos estudantes brasileiros participantes do IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbano (IX ENABER), que este ano ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte, de 19 a 21 de outubro. A avaliação do Programa Ronda do Quarteirão ocorreu – segundo seus autores - a partir da medição do maior efetivo policial na implantação do novo Programa de policiamento ostensivo na RMF.

No trabalho, os economistas investigam se o aumento do efetivo policial tende a inibir crimes contra o patrimônio e crimes contra a propriedade em termos de taxas de roubos e taxa de furtos, em uma área de grande concentração urbana no Estado do Ceará. A hipótese básica é de que uma maior quantidade de policiais tende inibir a ação de potenciais criminosos, na medida em que reduz os benefícios e aumenta os custos da atividade criminal.

Os resultados, segundos os autores do estudo, mostram que o aumento do patrulhamento nas ruas altera os incentivos dos criminosos. “Evidências de inércia criminal são também encontradas. De certo modo, pode-se fazer alusão ao dito de que o crime não compensa, pelo menos quando há a presença da força policial”. O trabalho, ao indagar “se polícia reduz crime”, constata que sim, sobretudo nos casos de roubos.

O estudo premiado pode ser acessado no site do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE): www.ipece.ce.gov.br no Nota Técnica nº 47, que tem como título "Avaliação do Impacto Inicial do Programa Ronda do Quarteirão nos Furtos e Roubos na Região Metropolitana de Fortaleza".

Fonte: Governo do Estado

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem