Quarenta e dois municípios cearenses estão completando 100 dias sem registros de novos casos de dengue. Em Iguatu (Centro Sul do Estado) e mais 37 municípios, não há transmissão da doença há dois meses. Em 16 municípios, pelo menos há cinco meses não são registrados nenhum caso e em apenas nove municípios há pelo menos seis meses nenhum caso é registrado.
Em sete municípios não houve registro de dengue durante os nove primeiros meses deste ano – Alcântaras, Meruoca, Pires Ferreira, Cruz, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro e Granjeiro. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 7 de outubro, pela Secretaria da Saúde do Estado, setembro terminou com o menor número de municípios com transmissão de dengue se comparado aos meses de setembro dos últimos três anos.
Este ano, quando os registros já chegam a 51.382 casos, a transmissão da doença no mês de setembro ocorreu em apenas oito municípios – Fortaleza, Pacajus, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Baturité, Jaguaribara e Limoeiro do Norte. Do total de casos confirmados no ano, 211 são referentes a setembro, com o início dos sintomas no próprio mês. O número de óbitos em 2011 é de 56 mortes por dengue hemorrágica ou com complicação.
Tags
REGIONAL