Prefeitura de Iguatu investe em programas de inclusão digital


A Prefeitura de Iguatu, através da administração do prefeito Agenor Neto, tem procurado investir em ações e projetos que visem sempre a melhoria da qualidade no ensino do município, e dentre eles podemos citar a iniciativa de equipar todas as escolas com laboratórios de informática e recursos digitais (trabalho iniciado em 2007 em parceria com o Governo Federal, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional -ProInfo).

Através deste programa já foram equipados 34 laboratórios de informática, sendo 16 na zona urbana e 18 na rural, destes 14 são conectados à internet. Brevemente estarão chegando 25 Projetores Proinfo, 20 comprados com recursos próprios. “O objetivo não é só equipar as escolas com máquinas, mas criar ambientes tecnológicos nos quais professores e alunos possam conhecer e lidar com os recursos digitais e conteúdos educacionais multimídias para utilização pedagógica das tecnologias nas escolas e inclusão digital”, afirmou Benildes Uchôa, Secretária da Educação.

Também como iniciativa e recursos próprios, a Prefeitura mantém monitores de informática lotados nos laboratórios desempenhando atividades de reforço escolar, inclusão digital e atividades diversificadas, como apoio em pesquisas escolares e desenvolvimento de projetos. “Os monitores integram o corpo administrativo das escolas. São jovens bolsistas estudantes ou egressos de escolas e/ou faculdades públicas. Todos passam por uma seleção de currículo e prova escrita. Paralelo ao trabalho da escola, eles participam de uma formação em serviço através do Proinfo Integrado. Esta formação lhes permite conhecer o Linux Educacional além de lhes dar suporte pedagógico para o desempenho das suas atividades e do apoio aos professores”. Explicou Francisco Alves, Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação e Coordenador Municipal do Proinfo/MEC.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem