Construção de Cisternas facilita a convivência no o semiárido


A construção de cisternas de placas e de calçadão tem funcionado como um meio importante de acesso à água para o consumo humano e produções de alimentos no semiárido nordestino. O projeto é uma ação do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS em parceria com os governos estaduais e municipais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA, até o momento já foram construídas 39.275 cisternas de placas no estado, e estão programadas para o próximo ano um total aproximado de 22.500 novas unidades. Quanto ao projeto de construção de cisternas de calçadão, a secretaria informa que já existe um projeto piloto para a construção de 1.500 unidades, as quais já estão conveniadas e em fase de execução.

Para o obter o benefício, as famílias passam por um processo de triagem através de uma comissão municipal, e em seguida participam de um curso de formação técnica, sob a coordenação de ONGs, para manuseio adequado do equipamento. (Foto: Honório Barbosa)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem