O Ministério da Educação pretende anunciar nas próximas horas, a intervenção e o fechamento de milhares de vagas em universidade de todo país. A informação foi divulgada na manhã de hoje (17), na coluna da jornalista Mônica Bérgamo, no site da BanNews FM.
A medida pode atingir quase um terço das instituições avaliadas nos últimos três anos pelo ministério e que tiveram notas ruins no IGC, índice geral de cursos criado para avaliar as escolas.
O número de vagas que podem ser fechadas em todo o país se aproximaria de 80 mil, segundo fonte do MEC ouvida pela colunista. Este índice leva em consideração não só as provas que os alunos fazem ao terminar os cursos - o Enade - como avalia o corpo docente, as instalações físicas das universidades e o projeto pedagógico da escola.
Nestes últimos três anos, foram avaliados cursos de: Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Agronomia e Zootecnia. São destas áreas as vagas que devem ser fechadas em todo o país.