Operação "Olho de Boi" apura fraudes nos Correios em Fortaleza

Ao todo, 39 mandados estão sendo cumpridos no Ceará. Investigações revelam que empregados vendiam cartões de crédito

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), uma operação para apurar fraudes envolvendo o desvio de cartões de crédito praticados por empregados dos Centros de Distribuição da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em Fortaleza.

A operação recebeu o nome de “Olho de Boi” em referência à primeira série de selos postais emitos no Brasil. Estão sendo cumprindos sete mandados de Prisão Preventiva, nove de Condução Coercitiva e 23 de Busca e Apreensão. Participam da operação aproximadamente 90 policiais federais.

Investigações

Segundo a PF, as investigações começaram em abril de 2011 e apontaram que empregados dos Correios se apropriavam de cartões de crédito e de débito enviados pelos bancos e os repassavam a comparsas, mediante pagamento de determinado valor, previamente acertado.

Os cartões, então, era desbloqueados e usados em compras no comércio da Capital cearense. Para isso, os acusados também falsificavam documentos dos titulares verdadeiros. Em seguida, essas mercadorias compradas eram revendidas por um preço abaixo do praticado no mercado legal.

Crimes e pena

Os investigados vão responder por Falsificação de Documento Público, Uso de Documento Falso, Peculato, Formação de Quadrilha e Lavagem de Dinheiro. De acordo com a PF, as penas somadas podem ser superiores a 10 anos.

(Fonte: Jangadeiro Online)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem