Confirmado caso de gripe suína em Quixadá

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirma mais um caso de gripe A (H1N1), dessa vez no município de Quixadá, localizado a 167 Km da Capital. Com isso, sobe para 14 o número de confirmações da doença no Ceará. As outras 13 são em Pedra Branca. Mais 26 casos estão sendo investigados: 24 em Boa Viagem, um em Quixeramobim e um em Acopiara.

As notificações registradas em 2011 já superam as de 2009, quando teve início o surto de gripe suína no País. Dados da Sesa apontam que, até a última quinta-feira, 561 casos foram notificados no Ceará, enquanto em 2009, eles somavam 401, com 17 confirmações. A diferença é que, até o momento, todos os casos são considerados leves ou moderados, sem óbitos, diferentemente de 2009, quando houve três óbitos.

A estratégia utilizada pela Sesa está sendo tratar todos os pacientes com sintomas respiratórios da doença com Tamiflu, inclusive aqueles que não foram confirmados por exames laboratoriais. A medida, na opinião do coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, está contribuindo para reduzir a possibilidade de casos graves e de óbitos.

Ontem, o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, se reuniu com representantes do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza, para debater como está a situação do Ceará com relação a doença.

"A avaliação que a gente faz de Pedra Branca é que foi uma situação extraordinária, porque foi dentro de uma sala de aula, onde um professor, tossindo, contaminou a turma. A taxa de ataque foi muito alta, quase 50 alunos contraíram a doença imediatamente. Portanto, a tendência é que nos municípios vizinhos nós tenhamos casos, mas não no mesmo volume", esclarece Fonsêca.

Ele estima que Pedra Branca ainda possa ter 800 casos, mas a tendência é que diminuam. Nos primeiros dias, o pico era de quase 100 novos casos por dia. Agora, a média é de 20 a 30 notificações por dia. "Nós estamos em alerta, mas não em pânico. Nenhum evento social será suspenso", garante Fonsêca.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem