O IFCE-Instituto Federal do Ceará-Campus de Iguatu recebeu na manhã desta sexta-feira a visita da direção da APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, dos pais e dos alunos, as obras de instalação onde irá funcionar o Centro de Equoterapia do IFCE que fica localizado na unidade Cajazeiras. O instituto está construindo um picadeiro com cobertura onde os alunos da APAE utilizarão cavalos, devidamente treinados, como método educacional e terapêutico. A estrutura ainda é dotada de edificações que dispõem de sala de reuniões e consultórios para a equipe que realizará a equoterapia. O IFCE de Iguatu está construindo o Centro de Equoterapia com recursos do seu próprio orçamento que chegam a R$ 200 mil. A previsão para a entrega do centro está previsto para o mês de março de 2012.
O funcionamento do Centro de Equoterapia terá além de toda a estrutura física com casa de atendimento e picadeiro, toda uma equipe treinada e formada por fisioterapeuta, psicólogo, equitador. Servidores do IFCE foram enviados ao ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia). Para os alunos da APAE, o IFCE também fez aquisição de todo o material de segurança como equipamentos de proteção individual para os alunos e selas adaptadas para o trabalho com os alunos. Os animais foram treinados especificamente para a utilização em terapias com os excepcionais que foram doados pelo Governo do Estado, através da Polícia Militar. A APAE também em parceria com a Prefeitura de Iguatu conseguiu um profissional na área de fisioterapia para trabalhar junto com os alunos no centro.
De acordo com Ivan Holanda, diretor-geral do campus de Iguatu, a construção do Centro de Equoterapia visa realizar ações na área social onde o instituto que já desenvolve ações como ensino, pesquisa e extensão também vislumbra os projetos sociais onde a comunidade interage com o IFCE e a parceria com a APAE é a prova desse trabalho social. “O Centro de Equoterapia vem trazer uma nova modalidade de terapia inédita em nossa região onde alunos da APAE estarão recebendo esse benefício através da equoterapia onde toda essa estrutura está sendo construída com recursos do nosso orçamento projetando ações sociais no nosso município”, enfatizou Holanda.
Fonte: www.iguatudiário