Lula começa radioterapia na quarta-feira



Lula ao lado de Dona Marisa, que tem acompanhado o marido durante o tratamento contra o câncer Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula 

SÃO PAULO - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva começará a fazer as sessões de radioterapia para combater um câncer de laringe na semana que vem. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do ex-presidente, essa fase do tratamento deve começar no dia 4 de janeiro.

As sessões serão diárias durante seis ou sete semanas e realizadas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A previsão é que Lula não fique internado: ele deve comparecer diariamente ao hospital.
Enquanto estiver fazendo radioterapia, ele continuará recebendo doses de medicamentos quimioterápicos. No começo da radioterapia, o ex-presidente pode voltar a ficar rouco, pois é comum haver inflamação das cordas vocais. A região também pode ficar dolorida.

— Machuca a pele um pouco, mas isso é normal — disse o oncologista Paulo Hoff, do Sírio-Libanês.

Segundo sua assessoria de imprensa, Lula passou bem durante o Natal e só sentiu os efeitos colaterais da última sessão de quimioterapia até o dia 21 de dezembro. Ele teve alta no dia 12, após fazer a terceira fase da quimioterapia. Na ocasião, os médicos divulgaram que houve uma redução de 75% do tumor na laringe e afastaram a necessidade de cirurgia.

Segundo o oncologista Paulo Hoff, esta fase que terá início em janeiro é considerada extremamente importante, pois a cura do câncer passa por uma radioterapia eficiente.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem