A valorização dos artistas locais, através da encenação de peças de teatro, é um dos objetivos do projeto de dramaturgia nacional do Sesc: ‘Leituras em Cena’. Em Iguatu este ano foram realizadas diversas apresentações por quatro grupos iguatuenses, através do estudo sobre a obra de João Ubaldo Ribeiro, onde a cada ano um autor é selecionado.
No dia 14, o grupo Damtear, encerrou o último módulo, apresentando a peça O Barão de Pirapuama, inspirado livremente na obra ‘Viva o Povo brasileiro’. Segundo a coordenadora de ação cultural do Sesc, Patrícia Vênus, em 2012 vem muito mais ações nesse sentido para o público iguatuense.
“Esse projeto de dramaturgia do Sesc, é desenvolvido nacionalmente. Todos os anos a gente trás dois instrutores de teatro, geralmente são professores de universidades dos cursos de artes cênicas para circular com oficinas em todas as unidades do Brasil. Durante as oficinas é montando um trabalho teatral, ou uma leitura dramatizada do tema trabalhado, durante o ano. Esse ano trabalhamos João Ubaldo Ribeiro. Foi uma grande oportunidade para os grupos de todo o Brasil conhecer o trabalho desse escritor”, destacou Venus.
Ela ainda explicou que anualmente são selecionados quatro grupos para participar do projeto. “Esse ano tivemos a participação do Elo Vanguarda, do Grupo de Teatro da Terceira Idade do Sesc, e na segunda etapa, Cia Ortaet e Damtear, que encerrou o projeto. Só temos a agradecer e parabenizar pela apresentações e também crescimento profissional desses grupos formados por grandes artistas de nossa terrinha”, ressaltou Patrícia.
(Texto e foto: Wandenberg Belém)