Núcleo de Educação Especial Inclusiva faz balanço das atividades em 2011


O Núcleo de Educação Especial Inclusiva - NEEI encerra suas atividades do ano letivo, somando resultados positivos e discutindo metas e ações para o ano de 2012, visando dar continuidade no que deu certo, melhorar aperfeiçoando o que deixou a desejar e traçando metas a serem alcançadas. 

No decorrer do ano letivo de 2011, o Núcleo de Educação Especial Inclusiva, assistiu a 259 alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino, apoiando e orientando a comunidade escolar, mais precisamente aos Professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE e Coordenadores Pedagógicos das escolas que contemplam Salas de Recursos Multifuncionais sendo ou não a escola de origem do aluno. 

O Atendimento Pedagógico Domiciliar direcionado aos alunos impossibilitados de frequentar a escola temporariamente ou permanentemente por motivo de doença ou por mobilidade reduzida foi mais um ponto de grande relevância que veio somar com processo de educação inclusiva tornando o Município de Iguatu referência não só para a Região Centro Sul, mas para todo o Estado do Ceará haja vista que Iguatu assegurou a matricula e permanência dos alunos com deficiência na rede pública garantindo dois professores por sala e de preferência com formação ou experiência na área. 

O atendimento voltado para o alunado da educação inclusiva além da parte pedagógica, prioriza outras necessidades de acordo com as peculiaridades de cada um, respeitando limites, vencendo desafios e investigando possibilidades. Para tanto o NEEI contou com parcerias fundamentais para o seu bom desempenho como, por exemplo: para os alunos com dificuldades de aprendizagem contou com apoio do Agente da Educação – Programa desenvolvido pela Secretaria da Educação com o objetivo de apoiar e fortalecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos da rede pública municipal em articulação com a escola, a família e a comunidade. Também parceiro de grande contribuição foi o Oftalmologista Dr. Ariosto Bezerra Vale que além de atender alguns alunos cegos ou com baixa visão com exame e doação de óculos contando com o apoio da Óptica Visão. 

O atendimento no CAPS I (Casa Azul) de alguns alunos com o acompanhamento psicológico e psicopedagógico e consultas com o psiquiatra quando necessário foi mais uma das ações do Núcleo de Educação Especial Inclusiva que com o apoio da Secretaria da Educação disponibilizou profissionais qualificados para o apoio as salas de aula que contemplam matricula de alunos com deficiência de acordo com as especificidades dos mesmos: Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras para salas que tem alunos surdos, professores conhecedores do Sistema Braille para salas que tem alunos cegos e com baixa visão.  

As Salas de Recursos Multifuncionais são acompanhadas por profissionais qualificados nas mais diversas áreas: instrutores surdos para Libras, instrutores cegos para o Sistema Braille, especialistas em metodologia do ensino fundamental e médio, psicopedagogas e especialista em educação especial para atender aos demais alunos e dar suporte aos profissionais citados anteriormente. 

Equipe responsável pelo Núcleo
Em prol da Educação Inclusiva a Secretaria da Educação ofertou durante o ano de 2011 Curso Básico de Libras em contexto para pessoas ouvintes aberto a comunidade civil com o intuito de facilitar a comunicação entre a sociedade e a comunidade surda e ao mesmo tempo proporcionar aos pais e responsáveis o acompanhamento escolar de seus filhos ou pupilos matriculados na rede regular de ensino. Curso de Extensão em Educação Inclusiva para professores da educação infantil, ensino fundamental I e II que tem alunos com deficiência matriculados em suas salas de aula, ofertado pela APAE em contra partida a contribuição da Secretaria da Educação para com aquela instituição quando disponibiliza uma equipe de profissionais composta por professores, auxiliares de secretaria e serviços gerais, vigias, assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. 

O encontro de encerramento do ano letivo aconteceu no Auditório Liceu de Iguatu, aonde todos os cursistas da Formação Continuada para Professores da Educação Inclusiva participaram com entusiasmo e em harmonia encerrando as atividades no final do dia com uma confraternização que emocionou a todos, mostrando que quando muitas vontades se unem com muito querer fazer, as barreiras intransponíveis se tornam invisíveis e os resultados se tornam possíveis.  

Com a troca de presentes e mensagens de saúde, paz, harmonia e sucesso para o ano  vindouro o NEEI se despede do ano de 2011 deixando um grande abraço a todos que contribuíram com os resultados positivos de suas atividades, inclusive dos profissionais que registram e divulgam esses resultados em seus veículos de comunicação. 

Colaboração: Nilça Queiroz/Zulene Venâncio 

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem