Convênio assinado entre Sobral e a cidade de Boras, na Suécia, pretende tornar mais eficiente, do ponto de vista ambiental, o tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelo município cearense.
A ideia, segundo o prefeito de Sobral, Veveu de Arruda, é aperfeiçoar o sistema de coleta de lixo e implantar a reciclagem dos resíduos a partir do envolvimento da população para a coleta seletiva. “As ações já são para serem postas em prática no próximo ano”, planeja.
Considerada exemplo mundial de gerenciamento do lixo, principalmente no que diz respeito à geração de energia, Boras entra na parceria com o fornecimento de tecnologias e com a formação técnica.
Veveu diz que o interesse pela parceria surgiu da necessidade crescente de saber lidar com os descartes da população. “Nossa intenção é aperfeiçoar e inovar, focando na gestão ambiental eficiente dos resíduos”, ratifica.
Segundo o prefeito de Sobral, o convênio com a Suécia também prevê o envolvimento, ainda que não de imediato, da Universidade Vale do Acaraú (Uva), em todo o processo. Representantes da cidade sueca estiveram em Sobral para melhor conhecer a realidade do município, em outubro último.
No final do próximo mês, conforme explica Veveu, um novo encontro com representantes suecos estabelecerá um cronograma de responsabilidades e atividades para 2012. Ele destaca a participação da população como grande responsável por tirar os planos do papel.
“Começaremos com um projeto piloto. Faremos campanhas educativas. Quer-se que a comunidade compreenda que a limpeza urbana é uma ação não apenas do poder público, mas da população. Ela é essencial no entendimento de todo processo de coleta seletiva e reciclagem”, declara.
Sobral, hoje, produz 12 toneladas de lixo por dia, direcionadas ao aterro sanitário da cidade.
Boras
A cidade, de 105 mil habitantes e 1.500 indústrias, é considerada sem lixo. Ela se utiliza do biogás, obtido a partir da degradação dos resíduos orgânicos, para, entre outros fins, atender a demanda por energia da maioria das casas e movimentar a frota de ônibus públicos.
Tags
REGIONAL