Dependendo apenas do credenciamento dos órgãos de saúde pública, para assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS), Quixadá aguarda com expectativa a visita do secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, na manhã desta sexta-feira, para abrir as portas do primeiro centro especializado de assistência cardiológica do Sertão Central. A unidade integrará o complexo do Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ), referência na assistência materno-infantil no Estado. A direção e equipe médica do Hospital do Coração, como será conhecido o complexo médico-hospitalar, apostam no aval do representante do Governo do Estado para agilizar a liberação do atendimento através do SUS.
Deslocamento
Segundo os cardiologistas Ricardo Silveira, Adriano Melo e Nogueira Paes, responsáveis pela implantação do Hospital do Coração, os mais carentes serão os maiores beneficiados com os exames cardiológicos para diagnosticar problemas cardiovasculares, a realização de cirurgias e implantação de marcapasso.
Atualmente, quem precisa se submeter a um cateterismo, como é conhecido esse tipo de exame, é obrigado a se deslocar pelo menos 160Km, até Fortaleza, onde estão situados os centros especializados mais próximos. Com a liberação, Quixadá será a terceira cidade do Interior do Ceará a contar com um centro especializado de assistência cardiológica. Conforme Ricardo Silveira além de Fortaleza, apenas Sobral e Juazeiro do Norte disponibilizam centros médicos com estrutura para realização de exames e cirurgias de doenças do coração. Há uma carência enorme no Interior, segundo avaliam.
Meta
Por esse motivo, a meta preliminar do Hospital do Coração será o atendimento de 1.200 consultas e realização de 150 seções de cateterismo por mês. Entretanto, o complexo cardiológico terá capacidade para atender muito mais. O objetivo é atender a demanda pelo serviço de toda a região Centro do Estado.
O centro de cardiologia possui 56 leitos de enfermaria, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito semi-intensivos. O corpo médico será auxiliado por 100 profissionais da saúde. Resta apenas instalar o equipamento de exame de cateterismo. Este deverá chegar ao Hospital do Coração tão logo o credenciamento do SUS seja concretizado. "Como a máquina foi adquirida pela importância de R$ 700 mil e o prazo de garantia começa a contar a partir do momento da instalação, foi melhor aguardar o sinal verde das secretarias de Saúde do Estado e do Município. A canalização dos recursos do Ministério da Saúde, para ressarcimento das despesas é feita através dos dois órgãos", explicou Ricardo Silveira.
Fonte: Diário do Nordeste
Tags
REGIONAL