A Prefeitura de Iguatu por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma grande caminhada com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os cidadãos para o enfrentamento dessa problemática, como também conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciar situações de abuso e violência contra crianças e adolescentes.
A caminhada teve início às 9h, saindo da Praça da Matriz e finalizando no Parque Temático da Criança. Participaram do movimento representantes dos CRAS, Conselhos Tutelares, CMDCA, alunos das escolas públicas municipais, professores, representantes da sociedade civil organizada, além de representantes do poder legislativo local, onde podemos destacar a presença dos vereadores Aderilo Alcântara, Louro da Barra e o presidente da Câmara, Ednaldo Lavor.
Fique sabendo
Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, uma menina de nome Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia que misturou perversão, drogas e sexo. A garota teve o corpo desfigurado por ácido. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.