H1N1: Ceará tem pior índice de vacinação do Nordeste


Cerca de 803 mil pessoas ainda precisam se vacinar contra a influenza A (H1N1) no Ceará. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), que disponibilizará as vacinas de graça até o dia 25 de maio, somente 38,76 % da população prioritária do Ceará foi imunizada. O grupo prioritário inclui pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde que fazem atendimento a população com infecções respiratórias, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.

No Estado, 1.312.364 pessoas do grupo prioritário deveriam ser vacinadas neste primeiro período de prevenção contra a doença, mas somente 508.614 doses foram aplicadas. O Ceará tem o pior índice de vacinação no Nordeste e o quarto pior entre os estados do País, perdendo apenas para o Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Roraima. A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no País e no hemisfério Sul no último ano, entre eles o da influenza A.

Segundo o MS até a manhã da última sexta-feira (18), 12,9 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil, o que representa 43% do público-alvo. A população total a ser vacinada é de 30,1 milhões e a meta é alcançar 80% do grupo prioritário, que corresponde a 24,1 milhões de pessoas.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem