Iguatu é exemplo no combate à dengue


O ceará já registra mais de 11 mil casos de dengue em 110 municípios, somente este ano. A capital Fortaleza concentra o maior número, com 7.681 casos confirmados. No interior, alguns municípios também apresentam situações críticas, como é o caso de Juazeiro do Norte, no Cariri, onde foram confirmados 844 casos da doença.

Mas há também situações opostas, de controle da dengue. Em Iguatu, na região Centro Sul, apenas três casos da doença foram confirmados este ano. O índice de infestação é inferior a 1%. Para obter resultados tão satisfatórios, os agentes de endemias tem atuado diariamente no combate ao mosquito transmissor.

A meta é manter os índices baixos de infestação e proliferação do mosquito da Dengue em Iguatu. "Nós fechamos o índice de infestação do primeiro ciclo, realizado nos meses de janeiro e fevereiro, com o índice de 0,2%, com 66 focos. Esse foi o melhor resultado de todos os anos desde 2001, quando as ações foram descentralizadas", disse o coordenador de endemias do município, Ernane Bezerra.

Segundo Ernane Bezerra, além da cobertura em toda a área urbana, com 29 localidades, a campanha também foi intensificada em oito comunidades da zona rural, como é o caso do sítio Santa Rosa, que nos últimos anos apresentou focos do mosquito. "Ao longo dessas estradas se desenvolvem muitas residências e habitam muitas famílias, então começa a tomar aquele ar de localidade urbana. E aí o mosquito acaba chegando lá, se desenvolvendo, e aí começa haver transmissão, como é o caso de Santa Rosa II, que em 2010 registrou alguns casos de Dengue", ressaltou.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem