O Município de iguatu lançará o Cartão Nacional de Saude, o Cartão SUS, neste sábado (23), a partir das 10 horas, no Centro de Saúde Dr. Ernani Barreira S/N, Bairro Flores. O município conta com 25 equipes da Estratégia de Saúde da Família, com 225 Agentes Comunitários de Saúde, que devem colaborar na distribuição do Cartão.
O evento contará com a presença do prefeito Agenor Neto, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, além do secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares e demais autoridades.
Para o secretário de saúde, Joab Soares, a implantação do Cartão SUS em Iguatu só foi possível porque o município se preparou de forma estratégica, conseguindo cadastrar 100% dos habitantes do município, além das ações de logística implantadas nos PSFs do município.
Até 30 de junho, estados e municípios de todo o país podem concorrer a incentivo do Ministério da Saúde para implantação do Cartão. Para concorrer ao apoio financeiro, é preciso apresentar projeto de soluções informatizadas que se integrem ao Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão). São R$ 30 milhões em recursos.
Entenda
O cartão SUS permite a vinculação dos procedimentos executados no Sistema Único de Saúde - SUS ao usuário, ao profissional que o acompanhou e à unidade na qual o mesmo foi atendido. Cada usuário terá um cadastro devidamente numerado. Neste caso, todas as suas informações referentes à sua saúde ficarão armazenadas em um banco de dados, podendo ser acessadas sempre que houver necessidade.
O Cartão Nacional de Saúde será um documento obrigatório para todos os sistemas de atendimento na rede de saúde do SUS.