Justiça Itinerante agiliza ações na Vara do Trabalho no Sertão Central


Um sistema de atendimento utilizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) está agradando trabalhadores e empregadores no Interior do Ceará. Recebendo o título de Justiça Itinerante, o serviço descentralizado está contemplando moradores de Municípios vinculados às Varas Federais de Quixadá, Sobral e Tianguá. No total, são 13 cidades beneficiadas.

Conforme o TRT, no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 698 audiências itinerantes. Em 2011, os juízes do Trabalho atenderam 931 ações. No fechamento de 2012, deverão atingir mais 30% em relação ao período anual anterior.

Os resultados podem parecer poucos em relação ao montante de processos tramitando nas Varas de Justiça do Trabalho no Ceará. São mais de 45 mil. Mas, para quem aguarda atendimento do Judiciário, é um alívio. O tempo é o maior benefício das audiências itinerantes.

As partes não são obrigadas a se deslocarem quilômetros até a sede da Vara da circunscrição judiciária de sua região. O TRT possui apenas 12 Varas para atender os 184 Municípios cearenses. A 22ª Vara de Quixadá, por exemplo, é uma delas. Além da sede, atende outras 16 cidades. A Justiça Itinerante está chegando a quatro delas.

Leia mais no Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem