Conferência Magna abre o I Encontro de Direito Eleitoral na Unidade da Urca em Iguatu


Alunos do Curso de Direito da URCA em Iguatu, Comunidade Acadêmica das mais diversas instituições de ensino Superior, Magistrados, Advogados, Representantes do Ministério Público e da Sociedade Civil da Região Centro – Sul lotaram o Auditório RESSURREIÇÃO do Centro de Treinamento Diocesano de Iguatu nesta quarta-feira dia 19/09 para a Solenidade de Abertura do I ENCONTRO DE DIREITO ELEITORAL da Unidade Descentralizada da URCA em Iguatu, evento promovido pelo Curso de Direito com a organização dos discentes do VI Semestre.

Bastante prestigiado estiveram presentes ao evento o Diretor Geral da Unidade, Professor José Ivo Ferreira de Souza, a Coordenadora do Curso de Direito, Professora Wanessa Kelly Pinheiro Lopes além de diversas autoridades. Participaram da solenidade de Abertura ainda a Professora Sandra Nancy, Pró – Reitora de Extensão representando a Administração Superior da URCA, o Presidente da OAB Ceará, Dr. Valdetário Andrade Monteiro, Dr. Vinícius Sales Bernardo – Procurador Geral do Município de Iguatu, representando o Prefeito Municipal Agenor Neto, Dr. Ricardo Alexandre da Silva Costa – Juiz de Direito Titular do Juizado Especial da Comarca de Iguatu, Dr. Ricardo de Araújo Barreto – Presidente da Associação Cearense de Magistrados, Dr. Irandes Bastos Sales – Vice – Presidente da Associação Cearense de Magistrados e a Discente Iane Nayara Dantas Costa – Representante da Comissão Organizadora do I Encontro de Direito Eleitoral.

Dezenas de juízes, promotores e advogados que atuam nas Comarcas da Região Centro – Sul também compareceram ao evento. Na ocasião, o Presidente da OAB Ceará, Dr.Valdetário Monteiro fez a doação de 400 livros à Biblioteca do Curso de Direito da URCA em Iguatu e se comprometeu a doar semestralmente à URCA em Iguatu 200 volumes bibliográficos. Professor Ivo Ferreira agradeceu a doação e fez dois pedidos: um à OAB e outro à Associação Cearense de Magistrados quais sejam: a Inclusão do Município de Iguatu como local de Prova para o Exame de Ordem em sinal de reconhecimento aos alunos que estudam na URCA, uma das instituições que mais aprovam na OAB no Estado do Ceará, com selo de recomendação e o apoio para lutar junto ao Tribunal de Justiça pela construção junto à Cidade Universitária de um Anexo do Juizado Especial, nos mesmos moldes que já existe  junto ao Núcleo de Prática Jurídica da URCA em Crato. “ Além de ser uma ferramenta importante para ao acesso ao Judiciário, principalmente dos hipossuficientes, é também um incremento para a Prática forense dos nossos alunos.” Acrescentou o Diretor.

A Conferência Magna de Abertura foi proferida pelo Juiz de Direito, Mestre e Doutorando em Direito Constitucional, Professor da UNIFOR e UNB, Dr. Marcelo Roseno, com debates dos juízes Ricardo Araújo e Irandes Sales. O tema escolhido foi ‘ FICHA LIMPA E MORALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA’. Dr. Marcelo Roseno ressaltou que: “Esse é um momento muito próprio para discutir Direito Eleitoral, a gente está às vésperas de uma eleição, tenho percebido um grande engajamento da população em todo o Brasil na discussão sobre os efeitos da Lei da Ficha Limpa. A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores que conheçam o passado de seus candidatos. A lei não vai resolver todos os problemas do nosso sistema político, veio dar uma contribuição e é preciso que todos os eleitores também façam sua parte e não devem lembrar isso só na época da eleição.”

O Diretor Geral da URCA em Iguatu, Prof. Ivo Ferreira acrescentou que: “este evento marca a Vida Acadêmica dos nossos estudantes não somente pela presença de tão dignos juristas, mas, sobretudo pela oportunidade que nos é concedida de refletir sobre nossas atribuições como Universidade: quais sejam a formação de uma consciência social, a crítica e a autonomia. Coloca definitivamente a URCA e o Iguatu no cenário dos grandes eventos jurídicos do Estado do Ceará. O tema é pertinente, atual, exigente e efervescente. Debater o Direito Eleitoral, mormente porque a Universidade deve ser o espaço institucional para o desenvolvimento político é fundamental”. Frisou o Diretor, ressaltando a condução do evento pela Coordenadora do Curso Professora Wanessa Lopes e organização pelos acadêmicos do VI Semestre do Curso de Direito.

O evento segue até sexta-feira, dia 21/09 abordando temas de interesse coletivo. No dia 20, quinta-feira o tema a ser debatido será: IMPUGNAÇÃO E REGISTRO DE CANDIDATURA e o palestrantes será o Dr. Josué de Sousa Lima Júnior -Juiz Eleitoral da 13ª Zona e Dr. Aureliano Rebouças - Promotor Eleitoral. O tema: O ABUSO DO PODER NO DIREITO ELEITORAL será debatido na sexta-feira,
dia 21/09 pelos Advogados e Professores da URCA, Dr. Jorge Emicles, Dr.André Barreto e Dr. Theognis Florentino.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem