A Justiça Eleitoral, por meio de um mandado de busca e apreensão concedido pelo juiz Eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, Dr. Welithon Alves de Mesquita, mandou apreender na noite deste sábado (15), computadores e inúmeros documentos da Secretaria de Administração da Prefeitura de Cedro, região Centro Sul do Ceará.
Segundo informações, a Prefeitura de Cedro, em pleno período eleitoral estava contratando funcionários supostamente em troca de seus votos, o que é proibido pela legislação eleitoral, podendo caracterizar a chamada compra de votos, tecnicamente denominada captação ilícita de sufrágio, conduta proibida pelo art. 41-A da Lei nº 9.504 (Lei das eleições).
Na tarde de hoje, o delegado plantonista da Delegacia Regional de Policia Civil de Icó, Inácio Oliveira, ouviu depoimentos de secretários e de servidores do município sobre as possíveis contratações irregulares, iniciando o inquérito policial que vai apurar o caso.
A medida cautelar consta nos autos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE (Processo nº 164-66.2012.6.06.0034), ajuizada pela coligação Unidos por Um Novo Cedro, de oposição ao prefeito João Viana, que tenta a reeleição.
Tags
REGIONAL
