Justiça afasta prefeito de Grangeiro do cargo

O prefeito do município de Granjeiro, Emanuel Clementino Grangeiro, a 458 km de Fortaleza, foi afastado do comando da gestão após medida cautelar concedida pelo juiz Gúcio Carvalho Coelho. A ação atinge ainda o chefe de gabinete José Wilson Ferreira, o ex-tesoureiro e atual candidato a prefeito, José Rodrigues dos Reis, e outros cinco servidores públicos da cidade.

Eles são acusados, segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE), de integrar um esquema de desvio de recursos públicos, através de superfaturamento e fraudes em obras públicas. O caso também é investigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A decisão judicial também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal e a indisponibilidade de bens de todos os promovidos

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça Leonardo Marinho de Carvalho Chaves, Lucas Felipe de Brito e Nestor Rocha Cabral. O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará também investiga o esquema.

De acordo com as investigações, foi constatado que o prefeito de Granjeiro utilizou o nome da empresa Ômega Construtora Ltda., que sequer sabia de sua contratação, para fraudar a realização de seis obras públicas, realizando pagamentos muito superiores aos serviços executados. Alguns recursos teriam ido para obras não executadas, beneficiando o próprio prefeito, assim como outras pessoas e empresas envolvidas na suposta fraude.

Cheques que deveriam servir para o pagamento das obras seriam apresentados em uma agência bancária e imediatamente transferidos os valores para as contas dos envolvidos.  ( O POVO)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem