Eleitores vão às urnas em disputa acirrada pela Casa Branca

WASHINGTON, 6 Nov (Reuters) - No auge de uma prolongada e acirrada campanha pela Casa Branca, eleitores norte-americanos votam nesta terça-feira numa eleição que as pesquisas mostram o presidente Barack Obama e o adversário republicano, Mitt Romney, em empate técnico e que será decidida em alguns poucos Estados.

As seções eleitorais foram abertas ao amanhecer na Costa Leste e partes do Meio-Oeste, e a Costa Oeste começará a votar nas próximas horas. Pelo menos 120 milhões de norte-americanos devem votar.

A decisão, seja a reeleição do democrata Obama ou a substituição dele pelo republicano Romney, irá ditar os rumos do país nos próximos quatro anos a respeito de gastos públicos, impostos, saúde e questões de política externa, como a ascensão da China e as ambições nucleares do Irã.

As pesquisas nacionais mostram Obama e Romney em empate técnico, mas o presidente tem uma ligeira vantagem em vários Estados estratégicos -- principalmente Ohio.

Pelo sistema eleitoral norte-americano, o presidente é eleito por um Colégio Eleitoral com 538 delegados. Cada Estado envia um número fixo de delegados ao Colégio, proporcional à sua representação no Congresso, e em quase todos os Estados o vencedor local leva todos os delegados, independentemente da margem de votos sobre o segundo colocado. Por isso, a eleição acaba sendo decidida em um punhado de Estados.

Romney, multimilionário ex-executivo de uma firma de investimentos, pode se tornar o primeiro presidente mórmon na história dos EUA, e também um dos norte-americanos mais ricos a chegarem à Casa Branca.

Romney votou num centro comunitário perto de sua casa em um subúrbio de Boston e partiu para duas viagens de última hora, incluindo o Estado mais importante da disputa, Ohio. "Me sinto ótimo sobre Ohio", disse ele quando perguntado se considera o Estado como fundamental para suas chances de vitória.

Obama, o primeiro presidente negro e que tenta se tornar o primeiro democrata reconduzido ao cargo desde Bill Clinton, em 1996, votou de forma antecipada em outubro.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem